Notícias

d101000220-20220p300

 sivaswarupa meditando - ndia ph.1108 -p200

Formação Yoga 

   Cursos Especialização

Meditação & Mantras

 Satsanga

 

sivananda

  

 Divine Life Society

Organização Internacional 

 sem fins lucrativos.

Saiba mais


        




Asanas PDF Imprimir E-mail

| Nosso Sistema

| Horários e Preços

Sivananda Yoga

As 12 Posturas Principais

de acordo com o Guru Swami Sivananda


Aprenda a fazer as Asanas / Posturas de Yoga de modo correto.


fundo azul yoga - corte1


chakrasana yj - corte1

 

 


 

 

12 Asanas Principias

 

1. Trikonasana

Benefícios

Afeta os músculos laterais do tronco, a cintura e músculos dorsais das pernas. Estimula o sistema nervoso, e alivia a depressão. Melhora a digestão, e ativa os movimentos do intestino, aliviando a constipação. Fortalece a área pélvica e tonifica os órgãos reprodutivos. Ajuda a reduzir a gordura na linha da cintura.

 

2. Sirshasana

Benefícios

Esta asana é muito poderosa para despertar o chakra sahasrara (no alto da cabeça), e então é considerada a maior e melhor de todas as posturas. Era a postura preferida de Swami Sivananda. Junto com Sarvangasana e Pachimothanasana. Aumenta o fluxo de sangue no cérebro e na glândula pituitária, revitalizando todo o corpo e a mente. Alivia ansiedade e outros distúrbios psicológicos. É recomendada para prevenção de asma, certos tipos de doença como “febre de feno” ou rinite alérgica, diabetes, desequilíbrios da menopausa. Também ajuda a corrigir muitas formas de enfermidades nervosas e glandulares, especialmente as relacionadas com o sistema reprodutivo. Esta asana reverte o efeito da gravidade na coluna. Tensão e rigidez nas costas são aliviadas, e a reversão do fluxo de sangue na região das pernas e das vísceras ajuda a regeneração dos tecidos. O peso dos órgãos abdominais sobre o diafragma incentiva profunda exalação de modo que grandes quantidades de dióxido de carbono, toxinas e bactérias são removidas dos pulmões.

 

3. Sarvangasana

Benefícios

Pela pressão do peito contra o queixo esta postura estimula a glândula tiróide, equilibrando os sistemas circulatório, digestório, reprodutivo, nervoso e endócrino. Junto com o enriquecimento do fluxo de sangue ao cérebro, ela também tranquiliza a mente, alivia estresse mental e emocional, medo, dores de cabeça, e ajuda a eliminar distúrbios psicológicos. A glândula timo também é estimulada ativando o sistema imunológico. Sua influência na glândula paratiróide proporciona desenvolvimento normal e regeneração dos ossos prevenindo calcificação prematura. Respiração abdominal é induzida, aumentando a troca de ar no corpo reduzindo estresse e massageando os órgãos abdominais. Alivia a pressão gravitacional sobre os músculos anais, aliviando hemorróidas. Ela tonifica as pernas, o abdome e os órgãos reprodutivos, drenando sangue e fluidos estagnados e aumentando a circulação nessas áreas. Flexibilidade das vértebras do pescoço é melhorada e os nervos que passam através do pescoço ao cérebro são tonificados. A circulação é aumentada nessa área em geral, revitalizando ouvidos, olhos, amígdala, prevenindo e aliviando problemas de garganta e nariz.

 

4. Matsyasana

Benefícios

Alonga os músculos abdominais e do intestinos, aliviando problemas nessa região. É muito útil para asma e bronquite, pois encoraja uma respiração profunda. Promove melhor circulação dorsal aliviando dores nas costas. Regula as funções das glândulas tiróide e timo. A prática de Sheetikari Pranayama nesta postura alivia problemas de garganta e melhora a voz. A vitalidade e a jovialidade é aumentada. 


5. Halasana

Benefícios

O movimento do diafragma durante a prática desta asana massageia todos os órgãos internos, ativando a digestão, aliviando constipação, revitalizando o baço e as glândulas suprarrenais, promovendo a produção de insulina pelo pâncreas e melhorando as funções dos rins e fígado. Ela fortalece os músculos abdominais, aliviando dores nas costas, tonificando os nervos espinhais, melhorando o funcionamento do sistema nervoso simpático, e aumentando a circulação de sangue para toda a área. Ela regula as atividades da glândula tiróide, a qual equilibra a taxa metabólica do corpo e estimula a glândula timo, melhorando o sistema imunológico.


6. Paschimottanasana

Benefícios

 Swami Sivananda dizia que esta é uma excelente postura, pois faz fluir o prana pelo Nadi Brahma (canal espiritual dentro da coluna) para propósitos espirituais. Também estimula os sucos gástricos e os movimentos do intestino, removendo a constipação. Esta postura alonga os músculos dorsais das pernas e aumenta a flexibilidade nas juntas do quadril. Tonifica e massageia toda a área abdominal e região pélvica incluindo o fígado, pâncreas, baço, rins, e glândulas adrenais. Remove excesso de gordura na área abdominal e ajuda a aliviar problemas do sistema uro-genital. Ela estimula a circulação para os nervos e músculos da espinha.


7. Bhujangasana

Benefícios

Esta asana pode corrigir discos desalinhados da coluna remover dor nas costas, e manter a coluna flexível e saudável. Uma coluna rígida interfere em todos os impulsos nervosos enviados do cérebro para o corpo e vice-versa. Melhora a circulação de sangue nas costas e tonifica os nervos. Esta asana tonifica o útero e os ovários aliviando problemas menstruais e ginecológicos. Ela estimula o apetite, alivia constipação e é benéfica para todos os órgãos abdominais, especialmente os rins e o fígado. As glândula adrenais , situadas sobre os rins, são também massageadas e estimuladas a funcionar mais eficientemente. A secreção de cortisona é mantida e a glândula tiróide e regulada. No nível prânico, a Bhujangasana tem um forte efeito em todos os órgãos relacionados aos chakras Swadhisthana, Manipura, Anahatha, e Vishudhha.

 

8. Salabhasana

Benefícios

 

9. Dhanurasana

Benefícios


10. Chakrasana

Benefícios


11. Ardha-Matsyendrasana

Benefícios


12. Padmasana

Benefícios



 

Alonga os músculos abdominais e do intestinos, aliviando problemas nessa região. É muito útil para asma e bronquite, pois encoraja uma respiração profunda. Promove melhor circulação dorsal aliviando dores nas costas. Regula as funções das glândulas tiróide e timo. A prática de Sheetikari Pranayama nesta postura alivia problemas de garganta e melhora a voz. A vitalidade e a jovialidade é aumentada.